Pesquisa feita por: Alice Duarte Leite -1º B
Fonte: ?
A procura por um chocolate para a namorada e de
um sapato para a noiva levou os empresários Filipe Onuki Libano, e
Felipe Luiz da Silva, a abrirem, cada um, um negócio diferente de
produtos personalizados na internet.
Com
um investimento de R$ 200 mil, Libano, da capital paulista, iniciou, em
junho deste ano, a venda de chocolates personalizados, com a Chococrie.
A loja permite que o cliente monte o seu chocolate (com até cinco
ingredientes) no site da empresa e receba o produto em casa.
Silva
lançou, em março deste ano, a linha de sapatos exclusivos Vionee. Para
abrir a empresa, que tem sede em São João Batista (SC), ele investiu R$
800 mil.
Ex-bancário,
Libano decidiu investir em chocolate gourmet depois de procurar um
produto diferenciado para a namorada Lilian Shimizo Takaka.O presente
tinha um motivo especial: o casal estava celebrando três anos de namoro.
Depois de muita procura, ele não encontrou o que desejava e decidiu
comprar uma barra comum e derreter em casa, mas o chocolate queimou. A
solução foi comprar uma joia, mas a ideia do chocolate diferenciado
ficou na cabeça.Libano foi, então, procurar orientação no setor e
decidiu fazer cursos, entre eles, da Chocolate Academy, projeto da Barry
Callebau, fabricante belga de chocolates gourmet. Para se diferenciar, o
empresário decidiu pelo chocolate belga por ser mais sofisticado,
segundo ele.No mês passado, a companhia vendeu a média de 73 barras por
dia e faturou R$ 28,7 mil.A Chococrie oferece 83 ingredientes, como
avelã, uva-passa, flocos, cereja desidratada e gengibre, que permitem
combinações diferentes e personalizadas, de acordo com Libano. O preço
básico da barra de 100 g é R$ 8,25 e o prazo de entrega é de três dias
úteis.
A
história da Vionee começou em março de 2011, quando o empresário
decidiu casar com a administradora de empresa Natalia Nuner Arruda. Na
época, o casal deixou para o final a compra do sapato dela. Mas a compra
transformou-se numa dor de cabeça para eles.A noiva não gostou dos
modelos escolhidos. "Nós percebemos que havia uma carência de produtos
diferenciados e decidimos montar um negócio depois", diz o
empresário.Hoje, o site da Vionee permite que os clientes criem até cem
calçados diferentes.Segundo Silva, além da opção de montar seu sapato, o
site também arquiva os modelos criados pelos internautas em uma galeria
para consultas. "Se um cliente gostar do modelo de sapato que outro
desenhou, parte do lucro da venda é revertido em bônus para o criador na
próxima compra", diz.O site permite que o cliente escolha a
matéria-prima do calçado e os demais adereços, com salto, verniz e cor. O
prazo de entrega é de 10 dias úteis.A loja fatura, em média, R$ 40 mil
por mês, com lucro de R$ 4.000 a R$ 8.000.Os preços variam de R$ 180
(sapato) a R$ 1.200 (sandália para casamento). Ele afirma que o sapato
montado tem uma folga de meio número e o cliente recebe, gratuitamente,
dois ajustes de silicone para fazer as correções necessárias.
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