segunda-feira, 14 de abril de 2014

Chocolates personalizados: Chococrie

Pesquisa feita por: Alice Duarte Leite -1º B

Fonte: ?

                                                                                 

A procura por um chocolate para a namorada e de um sapato para a noiva levou os empresários Filipe Onuki Libano, e Felipe Luiz da Silva,  a abrirem, cada um, um negócio diferente de produtos personalizados na internet.

Com um investimento de R$ 200 mil, Libano, da capital paulista, iniciou, em junho deste ano, a venda de chocolates personalizados, com a Chococrie. A loja permite que o cliente monte o seu chocolate (com até cinco ingredientes) no site da empresa e receba o produto em casa.
Silva lançou, em março deste ano, a linha de sapatos exclusivos Vionee. Para abrir a empresa, que tem sede em São João Batista (SC), ele investiu R$ 800 mil.
Ex-bancário, Libano decidiu investir em chocolate gourmet depois de procurar um produto diferenciado para a namorada Lilian Shimizo Takaka.O presente tinha um motivo especial: o casal estava celebrando três anos de namoro. Depois de muita procura, ele não encontrou o que desejava e decidiu comprar uma barra comum  e derreter em casa, mas o chocolate queimou. A solução foi comprar uma joia, mas a ideia do chocolate diferenciado ficou na cabeça.Libano foi, então, procurar orientação no setor e decidiu fazer cursos, entre eles, da Chocolate Academy, projeto da Barry Callebau, fabricante belga de chocolates gourmet. Para se diferenciar, o empresário decidiu pelo chocolate belga por ser mais sofisticado, segundo ele.No mês passado, a companhia vendeu a média de 73 barras por dia e faturou R$ 28,7 mil.A Chococrie oferece 83 ingredientes, como avelã, uva-passa, flocos, cereja desidratada e gengibre, que permitem combinações diferentes e personalizadas, de acordo com Libano. O preço básico da barra de 100 g é R$ 8,25 e o prazo de entrega é de três dias úteis.
A história da Vionee começou em março de 2011, quando o empresário decidiu casar com a administradora de empresa Natalia Nuner Arruda. Na época, o casal deixou para o final a compra do sapato dela. Mas a compra transformou-se numa dor de cabeça para eles.A noiva não gostou dos modelos escolhidos. "Nós percebemos que havia uma carência de produtos diferenciados e decidimos montar um negócio depois", diz o empresário.Hoje, o site da Vionee permite que os clientes criem até cem calçados diferentes.Segundo Silva, além da opção de montar seu sapato, o site também arquiva os modelos criados pelos internautas em uma galeria para consultas. "Se um cliente gostar do modelo de sapato que outro desenhou, parte do lucro da venda é revertido em bônus para o criador na próxima compra", diz.O site permite que o cliente escolha a matéria-prima do calçado e os demais adereços, com salto, verniz e cor. O prazo de entrega é de 10 dias úteis.A loja fatura, em média, R$ 40 mil por mês, com lucro de R$ 4.000 a R$ 8.000.Os preços variam de R$ 180 (sapato) a R$ 1.200 (sandália para casamento). Ele afirma que o sapato montado tem uma folga de meio número e o cliente recebe, gratuitamente, dois ajustes de silicone para fazer as correções necessárias.

 

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